Você sabe a diferença de Patchwork, Quilt e Quilting?Essas três palavras são muito comuns no mundo dos studios e atelliers mas causam muita confusão.

No entanto é muito simples entender.

Patchwork é qualquer trabalho que junta pequenos pedaços de tecido. Claro que aí se desenvolveram inúmeras técnicas, cada qual com um nome específico, para que possamos atingir diferente objetivos.

Então toda vez que cortamos, costuramos e obtemos um trabalho feito de pedaços de tecidos temos um patchwork.

No entanto, quando fazemos esse trabalho de cortar e costurar pedaços, ficamos com um monte de costuras aparentes no avesso do trabalho, muitas vezes as bordas dessas costuras do avesso desfiam deixando muitos ” fiapos de linha”.

Para resolver esta questão, resolveu-se forrar os trabalhos. Então passamos a ter um Topo e um Forro, sendo que o topo é a parte onde está o trabalho de patchwork.

Com o passar do tempo, usando e lavando a peça composta de topo e forro, percebeu-se que cada tecido “trabalhava” de um jeito diferente e que muitas vezes o forro encolhia mais que o topo, outras vezes o topo deformava mais que forro. Para resolver esta questão começaram a prender o topo de patchwork com costuras no forro, assim ambos ficavam completamente presos um ao outro. A essas costuras deu-se o nome de Quilting.

Portanto, o Quilting são as costuras que prendem topo e forro para que não “caminhem” de maneiras diferentes.

Como tudo isso tem origem em países frios, percebeu-se que podiam colocar mais camadas entre o topo e o forro para se obter uma peça que aquecia mais. Inicialmente usavam mais camadas de tecido ou um enchimento de lã. Assim, nascem as camadas que com o passar do tempo fomos substituindo pelas fibras industrializadas.

Ou seja, temos um “sanduíche” de topo contendo o patchwork, fibra e forro e para prender essas camadas, o famoso Quilting.

A esse conjunto todo de topo, fibra, forro e quilting damos o nome de Quilt.

Portanto, o Quilt é a peça acabada que contém pelo menos três camadas “quiltadas”.

Vamos Resumir?

Topo – Parte superior ou da frente da peça que comporta o trabalho de patchwork

Camadas – Enchimento de fibra natural e sintética que estrutura a peça, fica entre o topo e o forro

Forro – Parte inferior ou de trás da peça

Quilting – Costuras retas ou livres que unem as várias camadas da peça

Quilt – Peça acabada composta de topo, fibra, forro e quilting

Com o passar do tempo o Quilting foi se sofisticando e hoje são feitas costuras livres e decorativas que são verdadeiras pinturas de sobre os tecidos.

Quilting é a denominação inglesa para a palavra Matelassê.

X